DICAS CASEIRAS PARA DESCOBRIR VAZAMENTO DE ÁGUA EM PISCINA

Tempo de leitura: 5 minutos

O Brasil é um dos países com mais piscinas no mundo e possui uma infinidade de tipos, cores, tamanhos e modelos para encher os olhos e trazer muita diversão e refrescância nos dias mais quentes.

Mas como em todas as áreas molhadas de uma casa, as piscinas também podem sofrer e muito com vazamentos, sendo que a maioria é oculta, quase imperceptível, que só é notada as vezes, quando a quantidade de água existente baixou consideravelmente.

Confira neste artigo, algumas dicas caseiras para descobrir vazamento de água em piscina,qual profissional chamar para resolver o problema e quais os equipamentos mais usados para consertar sua piscina.

OS TIPOS DE PISCINA E QUAIS OS VAZAMENTOS MAIS COMUNS

Existem 4 tipos de piscinas que são muito usadas no Brasil:

  1. Piscina de alvenaria;
  2. Piscina de fibra de vidro;
  3. Piscina de Vinil;
  4. Piscina de Vidro.

Piscina de Alvenaria

A Piscina de alvenaria é sem dúvida a mais usada no país e dentre suas vantagens, está o fato de ser personalizável, ou seja, o tamanho, modelo, tipo dos azulejos e até equipamentos como hidromassagem, podem ser adaptadas, já que é feita conforme os desejos do proprietário.

O grande problema é que o custo é mais elevado, necessita de uma área relativamente grande para ser colocada, além de uma análise especial do terreno para não haver problemas futuros e é bem mais demorada do que qualquer outro tipo de piscina.

Além desses pontos, a piscina de alvenaria é a mais propensa ao aparecimento de todo tipo de vazamento, já que o encanamento é fixado internamente na parede e no piso e o concreto pode abrir fissuras com o tempo e favorecer vazamentos para o terreno no entorno.

Piscina de Fibra de Vidro

A piscinas de fibra é uma opção para quem deseja pagar um valor menor e não abrir mão de uma piscina de qualidade, bonita e durável. A fibra de vidro é altamente resistente, porém a desvantagem é que não é personalizável, tendo tamanhos e estrutura padronizada.

Dentre todas as piscinas é a menos propensa a vazamentos por conta de seu material, mas só se sempre estiver bem cheia, pois a fibra pode rachar e ressecar facilmente se tiver pouca água.

Piscina de Vinil

Nada mais é do que um tipo de lona especial que é aplicada sobre a piscina de alvenaria e pode ser personalizada com desenhos e motivos conforme o gosto do cliente.

Ela se torna uma boa opção para quem quer uma piscina de alvenaria, mas não quer gastar muito e a lona é muito resistente, podendo durar até 10 anos. Por ser aplicada na piscina de alvenaria, os problemas de vazamento continuam sendo os mesmos.

Piscina de Vidro

A Piscina de Vidro é sofisticada e indicada para quem não se importa em gastar um pouco mais em uma piscina de qualidade e extremamente luxuosa. A engenharia para a execução dessa piscina deve ser minuciosa para que a segurança e beleza andem sempre lado a lado.

É a piscina mais cara dentre todas as outras e isso não é só por conta do tipo de vidro que deve ser temperado e laminado com múltiplas faces, além de materiais plásticos e flexíveis que deixam a piscina ainda mais bonita e elegante, mas também do uso de quadros de aço reforçado e que deixam ela ainda mais segura.

Por todos esses aspectos estruturais de alta segurança, a piscina de vidro é feita para durar e jamais haver vazamentos, necessitando de um serviço de manutenção especializado regularmente.

É POSSÍVEL A PISCINA PERDER ÁGUA SEM ESTAR VAZANDO?

Sim. A piscina em geral fica exposta, (salvo as piscinas aquecidas) e por isso tem a evaporação que pode absorver mais ou menos água ao longo do dia, dependendo da temperatura. É normal a piscina perder 2 milímetros de água a cada 24 horas.

Outro ponto que pode favorecer a baixa de água em uma piscina é a retrolavagem do filtro, mas nenhum dos dois motivos são suficientes para diminuir consideravelmente a água da piscina.

VAZAMENTOS NA PISCINA: COMO IDENTIFICAR

O vazamento de água em piscinas é algo que precisa ser contido logo, pois a quantidade é grande e pode causar um grande problema, principalmente no entorno dela.

Uma forma de perceber se existe vazamento, observando se as áreas próximas estão sempre úmidas e encharcadas, com jardim ou grama fofa. Se não estiver tendo chuvas, é sinal que a piscina possa estar infiltrando água para aquele local.

Outra maneira caseira de descobrir pontos de vazamentos na piscina é medindo a água contida nela. Pela manhã, use uma haste ou qualquer objeto que chegue até o fundo dela e marque o nível e veja como estará ao final do dia. Se tiver tido uma baixa mínima, não é motivo de preocupação, porém se foi grande, além de 2 milímetros, é hora de chamar um Caça Vazamentos.

CAÇA VAZAMENTOS PARA DETECTAR E CONSERTAR PISCINAS

Seja qual for o tipo e nível de vazamento de água, o profissional de Caça Vazamentos é a pessoa mais indicada para encontrar e resolver esse problema. Além de achar vazamentos em tubulações residenciais, o Caça Vazamentos é certificado para encontrar também em piscinas.

Nas piscinas, o Caça Vazamentos pode mergulhar ou aplicar produtos que facilitam o encontro do vazamento, além de usar o Hidrofone e achar o problema sem quebra quebra desnecessário e barateando muito o serviço.

No mercado, somente os profissionais de Caça Vazamentos certificados pela GLDS tem conhecimento e preparo para trabalhar de forma segura e eficiente com vazamentos em piscinas. A GLDS é uma empresa pioneira no mercado de equipamentos para caça vazamentos, como o Geofone GLDS líder de mercado no país, além de qualificar profissionais para o mercado e utilização de seus produtos.

Com o Hidrofone GLDS, o profissional encontra rapidamente onde está o vazamento e define o tipo de conserto. Sem quebra quebra, apenas focando no lugar certo e consertando o problema, trazendo mais tranquilidade para seus clientes.

Solicite um profissional Caça Vazamentos certificado pela GLDS e veja seu problema com vazamento de piscina ser resolvido facilmente e pelo melhor custo benefício do mercado.

Confira mais artigos como esse aqui no blog e se informe mais sobre vazamentos e as soluções GLDS para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *